Apresentação do Projecto

A apresentação publica do Projecto “Um rosto, uma história…”, teve lugar no passado dia 24 de Fevereiro, pelas 17 horas, no auditório 3 do Instituto Politécnico de Beja.

O projecto  insere-se no âmbito da Iniciativa Novas Oportunidades e é uma actividade conjunta dos Centros Novas Oportunidades que a ele aderiram:

Agrupamento Vertical de Escolas de Almodôvar; Agrupamento de Escolas de Cuba; Escola Secundária com 3º ciclo D. Manuel I de Beja; ESDIME – Agência para o Desenvolvimento Local do Alentejo e Sudoeste, Lda; Agrupamento de Escolas de Mértola; Escola Secundária com 3º ciclo de Moura; Rota do Guadiana – Associação de Desenvolvimento Integrado e Agrupamento de Escolas nº 3 de Beja – Santiago Maior.

O projecto supra citado baseia-se no conceito de marketing de proximidade, segundo o qual a articulação entre actores facilita a criação de uma rede organizacional, a qual deverá ser vista como um todo, polarizando positivamente as relações estabelecidas, em que a procura de articulação/parceria só poderá existir se todos se empenharem e envolverem numa permanente dinâmica integrada e reciprocamente complementar.

Nessa perspectiva, e tendo em atenção que todos somos co-responsáveis pelo desenvolvimento e progresso da região em causa, o Centro Novas Oportunidades do Agrupamento de Escolas de Mértola lançou a ideia da criação de materiais de divulgação/publicidade da Iniciativa Novas Oportunidades a nível regional/local e apresentou a mesma, sob a forma de pré-projecto, aos Centros Novas Oportunidades que, na altura, desenvolviam toda a sua actividade na NUT III Baixo Alentejo.

Além disso, considerando que a Iniciativa Novas Oportunidades é uma das medidas propostas por Portugal no âmbito da Estratégia de Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV), pareceu-nos de extrema importância o projecto em causa pois consubstancia uma das finalidades daquela estratégia: a “promoção da cidadania activa”. Considerando que uma sociedade competitiva será, também, uma sociedade de cidadãos activos e participativos, esta acção permitirá o envolvimento efectivo dos nossos adultos tornando-os co-responsáveis pelo futuro da região.

À semelhança do que acontece no país em geral, a sub-região (NUTS III) do Baixo Alentejo corresponde a um território onde a carência em termos de qualificação da população activa constitui um problema estrutural que continua a influenciar, negativamente, o esforço de convergência em relação aos referenciais regionais e nacionais de desenvolvimento. Assim, o empenho de todos os actores envolvidos na implementação da Iniciativa Novas Oportunidades constitui-se como um instrumento que deve marcar todas as acções relacionadas com o progresso regional e concomitantemente com a educação e formação da população deste território.

Pretendeu-se, com este projecto, envolver adultos provenientes dos Centros Novas Oportunidades da sub-região (NUT III) do Baixo Alentejo. Para o efeito foram seleccionados adultos que viram as suas competências certificadas nos centros que integram a parceria. Assim, foi intenção deste projecto envolver cidadãos, detentores de um perfil pré-determinado, que possam servir de “modelo” a nível local/regional e com o objectivo final de mobilizar/incentivar cidadãos para a Iniciativa Novas Oportunidades.

Considerando que na estrutura social da sub-região em causa as relações inter-pessoais são específicas e distintas daquelas que caracterizam outras regiões do país, nomeadamente os grandes centros urbanos, a proximidade e as relações de “vizinhança” são, ainda, um factor com forte tradição no modo de estar e de ser das populações. Por isso considera-se que o projecto “Um rosto, uma história…” poderá constituir uma forma activa e directa de cativar os adultos para a sua própria formação, pois terão nos adultos já certificados um modelo a seguir. Tendo em atenção as características da sub-região e fundamentalmente as características geográficas e socio-culturais das localidades abrangidas, esta aposta naquilo a que chamámos “modelo do vizinho” terá forte impacto.

Em conclusão, o objectivo geral do projecto consiste no desenvolvimento de uma campanha publicitária regional, baseada no conceito de marketing de proximidade, respeitando o formato e conteúdo da Campanha Nacional 2011, com rostos e percursos que caracterizam o público-alvo da região da NUT III Baixo Alentejo e que se consubstancia, por ora, nas seguintes peças gráficas: cartazes, flyers e anúncios da imprensa escrita. (CARTAZ)(FLYER)(FOTOS)(FILME)(FOTOS)

Comments are closed.