2ª Visita de Estudo O contributo da avaliação para a melhoria das escolas (School-evaluation for quality improvement)

A Delegação Regional do Alentejo da IGE acolheu pela segunda vez, entre 15 e 19 de Novembro, a Visita de Estudo O contributo da avaliação para a melhoria das escolas (School-evaluation for quality improvement). Subordinada ao tema genérico da Avaliação, a visita decorreu no âmbito do Programa Comunitário de Aprendizagem ao Longo da Vida (Transversal).

Aos 15 participantes estrangeiros, especialistas em Educação e oriundos de 12 países – Alemanha, Estónia, Espanha, Finlândia, Grécia, Hungria, Inglaterra/Reino Unido, Noruega, Polónia, Roménia, Suécia, Turquia, para além de Portugal – foi efectuada uma apresentação da orgânica da IGE, dos seus programas e actividades, com particular incidência nos objectivos, estrutura e metodologia da Avaliação Externa das Escolas.

O modelo de gestão das escolas e os impactos da actividade de Avaliação Externa das Escolas (AEE) em Portugal e, em particular, na região do Alentejo, bem como da actividade de acompanhamento Auto-Avaliação das Escolas, foram alguns dos temas abordados. Através das intervenções dos participantes foi possível perceber a realidade da avaliação das escolas e das suas práticas nos respectivos países.

Foram ainda efectuadas visitas a duas escolas secundárias – Gabriel Pereira, em Évora, e Mouzinho da Silveira, em Portalegre – e a dois agrupamentos – Fronteira e Almodôvar. O objectivo foi dar a conhecer a participantes e aos organizadores o impacto da AEE na vida das escolas, quer no desenvolvimento de práticas de auto-avaliação, quer na alteração de práticas pedagógicas. Do programa, constou também uma visita à Escola Superior de Educação de Beja, à Câmara Municipal de Évora e à Direcção Regional de Educação do Alentejo, entidades que acompanham e estão de algum modo envolvidos na Avaliação Externa das Escolas, e que, pelo seu papel a nível regional no sector da educação, influenciam a qualidade do trabalho das escolas.

Os participantes tiveram, assim, oportunidade de conhecer diferentes olhares sobre a Avaliação Externa das escolas, de debater os seus impactos nas escolas visitadas, bem como os contributos e as respostas das diversas instituições para a melhoria da prestação do serviço educativo.

Comments are closed.